MIL homenageado na Galiza

Fundaçom Meendinho – Neste 2012 reunido o órgão reitor da Fundação em Mourilhe-Montalegre, acordou por unanimidade, e após debater entre os distintos candidatos que antecipadamente foram propostos, conceder o prémio Meendinho dous mil e doze para o Movimento Internacional Lusófono (MIL).

O debate foi muito esclarecedor, pois um a um, os membros do órgão reitor da Meendinho, foram achegando mais e mais razões para que o MIL, fosse o ganhador do prémio.

As razões podem ser resumidas nas seguintes:

É a primeira entidade de base cívica, que é comum do alargado espaço lusófono mundial.
Para o MIL a Galiza não é um elemento mais da Lusofonia, se não que a Galiza é um âmbito sem o qual o espaço mundial da língua portuguesa ficaria mutilado.
O MIL está fazendo presente à Galiza na Lusofonia dum jeito que nenhuma entidade o tinha feito antes.
O MIL contribui a apresentar à Galiza dum jeito novo e diferente, fazendo assim que passe a ser para toda a Lusofonia uma realidade que vem à tona, e que já não fica oculta nos primórdios da língua portuguesa.
O MIL está pondo um novo ferrete ao espaço lusófono, o da solidariedade ativa, e o das iniciativas cívicas dos membros de todos os seus cantos poliédricos, para construírem uma realidade solidária e vertebrada, da pátria da língua portuguesa para o século XXI.
A partir do MIL há um novo modo distinto de olharmos de jeito certo a pátria diversa da língua portuguesa, passando de ser verso pessoano e uma realidade individual de muitas pessoas, à realidade cívica, plural, solidária e uma.

O prémio será entregue após o verão, em datas a determinar, num ato que terá lugar na sede do MIL (Sociedade da Língua Portuguesa) em Lisboa.

Fonte: http://www.pglingua.org/noticias/informante/4983-mil-galardoado-com-o-premio-meendinho-2012

Os comentários estão fechados.