Cursos MIL

I

VIDA E OBRA DE AGOSTINHO DA SILVA

1. Até 1944: partida para o Brasil

2. De 1944 até 1969: período brasileiro

3. Até 1994: os seus últimos vinte e cinco anos de vida

4. Posteridade de Agostinho da Silva

Renato Epifânio

4 sessões, a partir de 23 de Novembro (até 14 de Dezembro), sempre às terças (18h30-20h00)

II

LER NAS PEDRAS

… E se fosse possível aprender a ler não apenas as letras do alfabeto mas também os elementos de leitura das nossas capelas, igrejas, mosteiros, conventos, monumentos de pedra -que os seus constru­tores, há tantos séculos, con­ceberam como autênticos livros de pedra?

Durante quatro sessões, sem sairmos daqui, mas vendo imagens e reflectindo sobre elas, vamos viajar no tempo e no espaço deste Portugal que tão mal conhecemos, tentando decifrar as mensagens escritas nas pedras dos monumentos da chamada Pré-História e das arquitecturas Românica, Gótica e Manuelina – correspondentes a três fases fundamentais da nossa História.

E talvez seja possível acabar por descobrir que nem tudo vem nos livros das nossas bibliotecas, esses outros livros feitos de pa­pel e letras de tinta…

As letras das pedras contam-nos outras histórias, feitas de imaginação e de sonhos ainda não concretizados.

Primeira Sessão: Relação entre os monumentos megalíticos e os monumentos das artes consideradas históricas. Arte Românica em Portugal.

Segunda Sessão A arte Românica em Portugal e a sua linguagem própria, surpreendente de imaginação, em relação com os Bestiários medievais e com as influências orientais.

Terceira Sessão A arte Gótica, a luz e o movimento das pedras para os céus.

Quarta Sessão Síntese da arte Manuelina num momento de refundação do país.

As sessões serão ilustradas mediante a projecção de imagens dos monumentos, que fazem parte da colecção particular do formador. Assim, sem sairmos do mesmo lugar, viajaremos no tempo e no espaço…

Objectivos: Chamar a atenção para o nosso património construído an­tigo – capelas, igrejas, conventos, mosteiros, com exemplos no Norte, no Centro e no Sul -, geralmente mal conhecido, e cujas pedras têm inscritas mensagens importantes para todos nós, sejamos ou não religiosos. A intenção deste curso breve é ensinar «a ler as pedras» desses monumentos.

Destinatários: Todos aqueles, sem limite de idade, que sintam curiosidade em tentar perceber o que esses monumentos representam, sobretudo o que significam aqueles portais, aquelas escul­turas, aquelas estranhas gárgulas, os desenhos daquelas ar­quitecturas, os homens que os construíram de tal modo que ainda hoje estão de pé, tantos séculos depois. A linguagem deles.

António Carlos Carvalho

4 sessões, a partir de 25 de Novembro (até 16 de Dezembro), sempre às quintas (18h30-20h00)

III

FINANCIAMENTO DE PROJECTOS CULTURAIS ATRAVÉS DE PATROCÍNIO E MECENATO

Objectivo:

Conhecer as metodologias e os processos necessários à angariação de financiamento através de Patrocínio e Mecenato Cultural.

Destinatários:

Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações, estudantes, artistas e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio e Mecenato.

Metodologia:

As sessões serão maioritariamente divididas em períodos expositivos e de debate, com recurso a “casos de estudo” e exercícios, Encoranjando-se os formandos a desenvolverem uma proposta/dossier de patrocínio ou mecenato ao longo do curso bem como à sua discussão/apresentação.

Materiais Pedagógicos e certificado:

Será entregue um Manual completo do curso, bem como declaração de participação no curso. É igualmente disponibilizado o acesso online a documentação em formato digital sobre Marketing da Cultura e Patrocínio/Mecenato.

Rui Matoso

15 horas (5 sessões de 3 horas),

Segundas e Sextas-feiras, das 18h30 às 21h30. Início: 29 Novembro 2010 | Fim: 17 Dezembro 2010

Inscrições (até à 1ª sessão de cada curso): Curso I, 40 euros; Curso II, 40 euros; Curso III, 65 euros (direito a Certificado de Participação)

MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO (www.movimentolusofono.org) ; CONTACTO: info@movimentolusofono.org (967044286)
SEDE: Sociedade da Língua Portuguesa, Rua Mouzinho da Silveira, 23, 1250-166 Lisboa ; NIB: 0036 0324 99100004336 09; NIF: 509 580 432

Os comentários estão fechados.